Revista Ação Ergonômica
http://www.abergo.periodikos.com.br/article/doi/10.17648/rea.v13i2.27
Revista Ação Ergonômica
Artigo de Pesquisa

ANÁLISE ERGONÔMICA DE UM VEÍCULO BAJA: ALÉM DAS QUESTÕES ANTROPOMÉTRICAS

ERGONOMIC ANALYSIS OF A BAJA VEHICLE: BEYOND ANTHROPOMETRIC CONCERNS

ANÁLISIS ERGONÓMICO DE UN VEHÍCULO BAJA: MÁS ALLÁ DE LAS CUESTIONES ANTROPOMÉTRICO

Brenda Ktherinne de Oliveira Souza, Raoni Rocha

Downloads: 12
Views: 1109

Resumo

Apesar da relação existente entre ergonomia e desempenho de veículos, ainda nota-se uma grande escassez de estudos voltados para a área, e ainda no âmbito Baja SAE os estudos são baseados unicamente em análises antropométricas. Com a introdução da análise ergonômica é possível analisar a diversidade de fatores que envolvem a atividade, desde o usuário até a organização, proporcionando resultados mais efetivos. Baseado nesse aspecto foi realizado um estudo de caso com o acompanhamento de uma equipe Baja, que buscou avaliar o sistema homem-máquina-ambiente de um veículo de competição, com o objetivo central de demonstrar como a análise ergonômica do trabalho pode contribuir para propor e efetivar melhorias no projeto do veículo. Por meio dos resultados pôde-se observar como a introdução dessa ciência foi fundamental para identificar os problemas latentes da equipe, assim como demonstrar a importância do piloto no projeto e propor melhorias que pudessem contribuir tanto no conforto, quanto segurança e desempenho do carro na competição.

Palavras-chave

Análise Ergonômica do Trabalho, Baja, Antropometria.

Abstract

Despite the relationship between ergonomics and performance of vehicles, even note a great scarcity of studies geared toward the area, and still under Baja SAE studies are based solely on anthropometric analysis. With the introduction of ergonomic analysis it is possible to analyze the diversity of factors involving the activity, since the user until the organization, providing more effective results. Based on this point, a case study was performed with the accompaniment of a Baja team, which sought to assess the man-machine-environment system of a competition vehicle, with the central objective of demonstrating how the ergonomic analysis of the work can contribute to propose and implement improvements in vehicle design. By means of the results one could observe how the introduction of this science was fundamental to identify latent problems of the team, as well as demonstrate the importance of the pilot project and propose improvements that could contribute so much in the comfort, how car safety and performance in the competition.

Translated version DOI: https://doi.org/10.4322/rea.v13i2.27.en

Keywords

Ergonomic Analysis of the Work, Baja, Anthropometry.

Resumen

A pesar de la relación entre ergonomía y rendimiento del vehículo, todavía existe una gran escasez de estudios enfocados en el área, e incluso dentro del ámbito de Baja SAE, los estudios son basándose únicamente en análisis antropométricos. Con la introducción del análisis ergonómico es posible analizar la diversidad de factores que intervienen en la actividad, desde el usuario hasta el organización, Proporcionar resultados más eficaz. Basado En este sentido, se llevó a cabo un estudio de caso monitoreado por un equipo de Baja, que buscó evaluar el sistema hombre-maquina-entorno en uno vehículo en competencia, con oh meta central en demostrar cómo el análisis ergonómico del trabajo puede contribuir a proponer e implementar mejoras en el diseño de vehículos. A través de los resultados se pudo observar cómo la introducción Esta ciencia fue fundamental para identificar los problemas latentes del equipo, así como demostrar la importancia del piloto en el proyecto y proponer mejoras que puedan contribuir mucho con comodidad, como seguridad Es actuación del coche en competencia.

DOI de la versión traducida: https://doi.org/10.4322/rea.v13i2.27.es

Palabras clave

Análisis Ergonómico del Trabajar, Baja, Antropometría.

Referências

Añez, C. R. (2001). Anthropometry and its application in ergonomics. Brazilian Journal of Kinanthropometry and Human Performance, 3(1), 102-108. Recuperado em 15 de setembro de 2018, de https://periodicos.ufsc.br/index.php/rbcdh/article/view/3966/3366

Dos Santos, A. B. (2015). Estudo ergonômico do veículo baja do centro universitário univates. Recuperado em 12 de setembro de 2018, de https://core.ac.uk/download/pdf/51328891.pdf.

Iida, I., & Wierzzbicki, H. A. J. (2005). Ergonomia: Projeto e produção (2ª ed.). São Paulo: Edgard Blücher.

Medeiros, C. R. P. X. (2004). Avaliação do Cockpit de Veículos Automotores do Transporte de Carga: Método Apoiado na Ergonomia e na Usabilidade (Monografia de Pós-Graduação). Universidade Federal do Paraná, Curitiba. Recuperado em 5 de novembro de 2018, de http://www.pgmec.ufpr.br/dissertacoes/dissertacao_029.pdf

SAE Brasil. (2018). Regulamento administrativo e técnico Baja SAE Brasil (136p). Recuperado em 12 de setembro de 2018, de http://portal.saebrasil.org.br/Portals/0/PE/BAJA-2018/RATBSB_emenda_01.pdf

Silva, D. (2014). A Ergonomia na Identificação dos aspectos dimensionais críticos: o estudo antropométrico de um carro de competição BAJA SAE. Human Factors in Design, 2(3), 56-74. Recuperado em 20 de setembro de 2018, de http://revistas.udesc.br/index.php/hfd/article/view/5679/3816

Tanabe, A. Y. (2014). Ergonomia no Processo de Desenvolvimento do Automóvel (Monografia de Graduação). Escola Politécnica de São Paulo, São Paulo. Recuperado em 12 de abril de 2014.

62796a4ea95395493829b5e3 abergo Articles
Links & Downloads

R. Ação Ergon.

Share this page
Page Sections