PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE A INFLUÊNCIA DO MOBILIÁRIO NO APRENDIZADO EM ESCOLAS MUNICIPAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE SANTOS
TEACHERS’ PERCEPTION OF THE INFLUENCE OF FURNITURE ON LEARNING IN MUNICIPAL ELEMENTARY SCHOOLS IN SANTOS
PERCEPCIÓN DEL DOCENTE SOBRE LA INFLUENCIA DEL MUEBLES EN APRENDIZAJE EN LAS ESCUELAS MUNICIPALES DE EDUCACIÓN PRIMARIA EN SANTOS
André Ikeda, Erica Endo Amemiya, Fernanda Buchidid Bertolini, Iuri Martins Durant de Souza, Larissa Zambuzi de Campos, Manoel Jacinto de Abreu Neto, Marina Soares Marques, Thais Tiemi Saito, Flavia Renata Dantas Alves Silva Ciaccia, Maria Célia Cunha Ciaccia, Vera Esteves Vagnozzi Rullo
Resumo
Esse artigo apresenta o resultado de um estudo inicial sobre ergonomia e saúde realizado com os profissionais de ensino de uma escola municipal de ensino fundamental de Santos. A pesquisa mostra que os professores e a diretora da escola avaliada estão conscientes da importância da adoção de posturas saudáveis em sala de aula para o sucesso do processo de aprendizagem das crianças e adolescentes. Além disso, os participantes da pesquisa citaram o mobiliário escolar como principal fator de desconforto em sala de aula.
Palavras-chave
Abstract
This article presents the results of an initial study on ergonomics and health carried out with teaching professionals at a municipal elementary school in Santos. The research shows that the teachers and principal of the evaluated school are aware of the importance of adopting healthy postures in the classroom for the success of the learning process of children and adolescents. Furthermore, research participants cited school furniture as the main factor causing discomfort in the classroom.
Translated version DOI: https://doi.org/10.4322/rea.v13i2.50.en
Keywords
Resumen
Este artículo presenta los resultados de un estudio inicial sobre ergonomía y salud realizado con profesionales de la enseñanza de una escuela primaria municipal de Santos. A la investigación muestra que el profesores Es el director de la escuela evaluado son conscientes desde el importancia de adoptar posturas saludables en el aula para el éxito del proceso de aprendizaje. aprendizaje de niños y adolescentes. Además, los participantes de la investigación citaron la muebles escuela como principal factor malestar en la habitación en aula.
DOI de la versión traducida: https://doi.org/10.4322/rea.v13i2.50.es
Palabras clave
References
Associação Brasileira de Normas Técnicas. (2003). NBR 14006: Móveis Escolares - Assentos e Mesas Para Instituições Educacionais-Requisitos. Rio de Janeiro, Brasil: ABNT.
Correa, A., Pereira, J., & Silva, M. (2005). Avaliação dos desvios posturais em escolares: estudo preliminar. Fisioterapia Brasileira, 6, 175-178.
Gonçalves, M. A. (2012). Análise das condições ergonômicas das salas de aula do primeiro ciclo do ensino básico (Tese de doutorado). Universidade do Minho, Portugal.
Gunzburg, R., Balagué, F., Nordin, M., Szpalski, M., Duyck, D., Bull, D., & Mélot, C. (1999). Low back pain in a population of school children. Eur Spine J, 8, 439-443.
Motta, A. C. S., Fernandes, F. L. F., & Cortez, P. J. O. (2012). Percepção por professores de aspectos ergonômicos de escolas de município do sul de Minas Gerais, Brasil. Arq Bras Ciênc Saúde, 37(1), 14-18.
Paraizo, C., & Moraes, A. (2011). Percepção dos parâmetros ergonômicos do mobiliário escolar do ponto de vista do professor. In Anais do 11º ERGODESIGN - USIHC. Manaus: UFAM.
Paschoarelli, L. C. (1997). O posto de trabalho carteira escolar como objeto de desenvolvimento da educação infantil: uma contribuição do design e da ergonomia. Dissertação de mestrado, Universidade estadual paulista "Júlio de Mesquita Filho", Bauru, Brasil.
Paulsen, A. S., & Hensen, J. Á. (1994). The working position of school children. Applied Ergonomics, 25(1), 63-64.
Reis, P. F., Reis, D. C., & Moro, A. R. P. (2005). Mobiliário escolar: antropometria e ergonomia da postura sentada. In Anais do XI Congresso Brasileiro de Biomecânica. João Pessoa.
Murphy, S., Buckle, P., & Stubbs, D. (2007). A cross-sectional study of self-reported back and neck pain among English schoolchildren and associated physical and psychological risk factors. Applied Ergonomics, 38, 797-804.
Siivola, S. M., Levoska, S., Latvala, K., Hoskio, E., Vanharanta, H., & Keinänen-Kiukaanniemi, S. (2004). Predictive factors for neck and shoulder pain: a longitudinal study in young adults. Spine, 29, 1662-1669.
Sociedade Brasileira de Pediatria. (2009). Avaliação nutricional da criança e do adolescente – Manual de Orientação. São Paulo: Departamento de Nutrologia, Sociedade Brasileira de Pediatria.
Viel, E., & Esnault, M. (2000). Lombalgias e Cervicalgias da posição sentada. São Paulo: Editora Manole.