Revista Ação Ergonômica
http://www.abergo.periodikos.com.br/article/doi/10.4322/rea.v13i2.47
Revista Ação Ergonômica
Artigo de Pesquisa

O MÉTODO MENTORING E O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE COMPETÊNCIAS EM AMBIENTE INDUSTRIAL

THE MENTORING METHOD AND THE COMPETENCE PROCESS IN INDUSTRIAL ENVIRONMENT 

EL MÉTODO DE MENTORÍA Y EL PROCESO DE ADQUISICIÓN DE COMPETENCIAS EN UN ENTORNO INDUSTRIAL¹ EL MÉTODO DE MENTORÍA Y EL PROCESO DE COMPETENCIA EN EL MEDIO INDUSTRIAL

Gabriela Salomé Nunes, João Alberto Camarotto

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Resumo

Competência refere-se a um termo que possui diversas definições e que pode ser interpretado de diferentes formas de acordo com o contexto no qual é aplicada. De um modo geral está relacionada à capacidade de saber fazer e, por isso, possui grande importância em ambiente industrial, sendo frequentemente traduzida em forma de ação pelos trabalhadores. Diversos modos de propiciação ao compartilhamento de experiências, a fim de favorecer a aquisição de competências têm sido propostos para uso em situações laborais, dentre eles, pode-se citar o mentoring, método no qual há frequente interação entre indivíduos novatos e veteranos para a realização de uma mesma atividade de trabalho. Com o objetivo de compreender como o método é aplicado na prática, realizou-se um estudo de caso em uma indústria de grande porte através da realização de entrevistas e análises acerca da interação entre operadores de diferentes níveis de experiência utilizando-se a ergonomia da atividade como método de abordagem. O estudo permitiu verificar que houve compartilhamento de saberes entre os colaboradores gerando benefícios a nível individual através do favorecimento de transferência de conhecimentos práticos e à nível organizacional, dado que a empresa beneficiou-se da capacidade de seus operadores traduzidos em ganhos de qualidade.

Palavras-chave

Competência, Mentoring, Análise da Atividade, Ergonomia, Experiência.

Abstract

Competence refers to a term that has several definitions and that can be interpreted in different ways according to the context in which it is applied. In general, it is related to the ability to know how to do something and, therefore, has great importance in an industrial environment, often being translated into a form of action by workers. Several ways of enabling the sharing of experiences, in order to favor the acquisition of skills, have been proposed for use in work situations, among them, we can mention mentoring, a method in which there is frequent interaction between novice and veteran individuals to achieve of the same work activity. With the aim of understanding how the method is applied in practice, a case study was carried out in a large industry through interviews and analyzes about the interaction between operators of different levels of experience using the ergonomics of the activity as a method of approach. The study allowed us to verify that there was a sharing of knowledge among employees, generating benefits at an individual level through the transfer of practical knowledge and at an organizational level, given that the company benefited from the capacity of its operators translated into quality gains.

Translated version DOI: https://doi.org/10.4322/rea.v13i2.47.en

Keywords

Competence, Mentoring, Activity Analysis, Ergonomics, Experience.

Resumen

Competencia se refiere a un término que tiene varias definiciones y que puede interpretarse de diferentes maneras según el contexto en el que se aplica. En general, está relacionado con la capacidad de saber hacer algo y, por tanto, tiene gran importancia en un entorno industrial, traduciéndose muchas veces en una forma de acción por parte de los trabajadores. Se han propuesto varias formas de posibilitar el intercambio de experiencias, con el fin de favorecer la adquisición de habilidades, para su uso en situaciones laborales, entre ellas podemos mencionar el mentoring , método en el que es frecuente la interacción entre novatos y veteranos para lograr de la misma actividad laboral. Con el objetivo de comprender cómo se aplica el método en la práctica, se realizó un estudio de caso en una gran industria através de entrevistas y análisis sobre la interacción entre operadores de diferentes niveles de experiencia utilizando la ergonomía de la actividad como método de abordaje. El estudio permitió verificar que hubo intercambio de conocimientos entre los empleados, generando beneficios a nivel individual a través de la transferencia de conocimientos prácticos y a nivel organizacional, dado que la empresa se benefició de la capacidad de sus operadores traducida en ganancias de calidad.

DOI de la versión traducida: https://doi.org/10.4322/rea.v13i2.47.es

Palabras clave

Competencia, Tutoría , Análisis desde el Actividad, Ergonomía, Experiencia.

Referencias

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